top of page

Bateria,sua CARGA diária

  • Foto do escritor: lab.oficinastematicas
    lab.oficinastematicas
  • 15 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura


Já nos acostumamos com as baterias recarregáveis presentes em nosso cotidiano, afinal desde o século XIX foram inventadas e são comercializadas até hoje.

Começando com a bateria de chumbo-ácido (1859), novos estudos e descobertas levaram ao desenvolvimento de baterias recarregáveis com maior densidade elétrica e menor impacto ambiental. Esses estudos proporcionaram a criação de baterias com lítio, ou melhor as baterias de íon de lítio (1912).

As baterias de íon de lítio, estão presentes em smartphones, notebooks e câmeras digitais, pois carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga que as baterias tradicionais, o que prolonga a vida útil da bateria. Além de que, armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.

Embora seja a melhor opção atualmente, é necessário seguir um padrão de segurança no desenvolvimento da bateria, dos aparelhos (que a receberão como fonte de energia) e dos usuários que a utilizarão, para que não ocorram acidentes como as explosões de aparelhos celulares.

As explosões ocorrem devido ao superaquecimento da bateria do dispositivo, superando o limite de temperatura projetado pelos desenvolvedores que fica em torno dos 135°C.

O superaquecimento pode acontecer de duas formas:

1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.

2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas.

O descuido por parte dos usuários também pode influenciar nos acidentes com explosões de aparelhos celulares. Se o aparelho já foi derrubado muitas vezes, existe a possibilidade dos componentes da bateria terem sofrido danos, danificando seu dispositivo de segurança ou mesmo facilitando o contato de oxigênio com seus componentes reativos.

Para que esse risco seja minimizado, é necessário tomar algumas precauções, como:

Sempre utilizar baterias e carregadores originais. Nunca use carregadores vendidos de forma descontrolada. A corrente de carga desses carregadores pode não ser a especificada pelo fabricante da bateria o que pode causar tanto sua explosão como também reduzir a sua vida útil. Retire o celular da capa quando for recarregá-lo. Ela dificulta a dissipação do calor gerado no processo.

Tempo certo na tomada. Evite o hábito de carregar o celular durante a noite, por mais tempo que a bateria precisa para uma carga completa. Uma recarga por tempo maior do que o necessário, quando o carregador não possui recursos para desligar a corrente quando o processo terminar, reduz a sua vida útil. O celular costuma “avisar” quando a recarga está completa. Retire-o do carregador quando isso ocorrer.

Não exponha o celular ao calor. Evite deixar o celular por muito tempo em locais muito quentes, como no interior do carro, perto do fogão ou mesmo perto do forno de microondas. Lembramos que um escape de microondas do forno pode ser captado pelos circuitos do celular levando-o a danos ou mesmo um curto-circuito. Da mesma forma, muitos fabricantes também recomendam evitar o frio excessivo, pois as variações térmicas grandes também podem causar danos físicos à bateria.

Evite danos ao aparelho e a você. Evite carregar o celular no bolso, usar capas protetoras ou em deixá-lo perto do seu corpo durante o trabalho.

Cuidado ao remover a bateria. Se retirar a bateria do celular tome muito cuidado para não deixar seus terminais encostarem em objetos metálicos que possam causar curto-circuito.

Evite a umidade. A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.

Enfim, seguindo as orientações de segurança, você poderá utilizar seu aparelho livre de preocupações. Como disse Thomas Hobbes "... conhecimento é poder". E o "poder" necessário você encontrará no projeto de oficinas temáticas, que possui a missão de ampliar seu conhecimento do dia-a-dia.



Referências:

->>>Bento,R. ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DA BATERIA DE Disponível em:

<https://blog.bbbaterias.com.br/bateria-de-litio/> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Battery University.BU-204: How do Lithium Batteries Work?.2018.Disponível em: <https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/lithium_based_batteries > Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Rontek.Vantagens e Limitações das Baterias de Lítio-Íon.2019.Disponível em: <http://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-litio/vantagens-e-limitacoes-das-baterias-de-litio-ion> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Rontek.A História das Baterias.2019.Disponível em: <http://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-em-geral/informacoes-basicas/a-historia-das-baterias> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Empallador.O.Bateria explodindo? Celular e cabo pegando fogo? Saiba como se proteger.2019.Disponívell em: <http://oempallador.com.br/bateria-explodindo-celular-e-cabo-pegando-fogo-saiba-como-se-proteger/> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Brunt.V.Como grudar no celular sem medo de explosões e com uma bateria mais potente.2018.Disponível em: <https://www.opovo.com.br/noticias/tecnologia/2018/07/como-grudar-no-celular-sem-medo-de-explosoes-e-com-uma-bateria-mais-po.html> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Silva.L.Saiba o que causa a explosão de uma bateria de celular e como se prevenir.2013.Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/saiba-o-que-causa-explosao-de-uma-bateria-de-celular-e-como-se-prevenir.amp> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Fogaça.J.PILHAS E BATERIAS DE LÍTIO.2019. Disponível em: <https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/pilhas-baterias-litio.htm> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Motomura.M.Por que tem tanto celular explodindo?.2018.Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-tem-tanto-celular-explodindo/amp/> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Augusto.T.Por que os celulares explodem, e como evitar que isso aconteça.2018.Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tecnologia/por-que-os-celulares-explodem-e-como-evitar-que-isso-aconteca/amp/> Acesso em: 14 de agosto de 2019.

->>>Autor desconhecido.Porque os Celulares Explodem.2018.Disponível em: <http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/74-porque-os-celulares-explodem.html> Acesso em: 14 de agosto de 2019.


 
 
 

Comments


Contate-nos

Telefones:  (44) 3011-5332/31

Endereço: Universidade Estadual de Maringá

 Departamento de Química, Bloco E78, Sala 01. 

Avenida Colombo, 5790 – Zona 07, Maringá - PR

  • Facebook - círculo cinza
bottom of page