top of page

A QUÍMICA NOS ALIMENTOS

  • Foto do escritor: lab.oficinastematicas
    lab.oficinastematicas
  • 30 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, cada pessoa consome cerca de 5,5 quilos anualmente. Quando pensamos em uma refeição com legumes, grãos e cereais, a primeira coisa que vem em mente é que estamos ingerindo uma refeição com nutrientes e vitaminas, mas poucas pessoas sabem que esses alimentos contêm grandes quantidades de agrotóxicos, que são produtos químicos que tem como intenção matar pragas e doenças nas lavouras garantindo uma maior produtividade.

O uso desses agrotóxicos começou durante a revolução Verde nos anos de 1960, quando houve grandes transformações nas atividades agrícolas com o objetivo de acabar com a fome no mundo. Sediado em Nova York o grupo Rockfeller financiava o programa para fortalecer as vendas dos produtos agrícolas e projetos para o desenvolvimento de sementes modificadas em laboratório, que possuíam alta resistência. Essa revolução trouxe grandes tecnologias e benefícios para os países, entretanto o uso de agrotóxicos ainda é um grande problema que precisa de uma solução.

No ano de 2002 a ANVISA criou o PARA (programa de análise de resíduos agrotóxicos em alimentos), que tinha como objetivo monitorar a quantidade de agrotóxicos presentes nos alimentos. Em um relatório que analisava os anos de 2013 a 2015, foi constatado que de 12.051 amostras 9.680 (80,3%) foram consideradas satisfatórias, apresentando resíduos de agrotóxicos considerados dentro do limite máximo, e 2.371 (19,7%) apresentaram resíduos acima do limite e agrotóxicos não autorizados.


Fonte: ANVISA

Uma opção alternativa de alimentos são os orgânicos que são produtos livres de fertilizantes e não possuem corantes ou conservantes sintéticos, e tem como objetivo não comprometer os recursos naturais, valorizando as espécies locais. É importante entender que os produtos orgânicos não são apenas frutas e verduras, mas todo tipo de alimento que foi produzido sem nenhum tipo de agrotóxicos e respeitando o ciclo natural. A lista de produtos orgânicos inclui: ovos, feijões, chás, queijos, carnes entre outros.

Mas como identificar esses alimentos? Geralmente esses produtos vêm com um pequeno rotulo na embalagem.


Fonte: organiscnet


Porem esses produtos normalmente apresentam preços mais altos em comparação aos com agrotóxics e mesmo com o grande crescimento no comercio ainda é um pouco difícil de encontrar, fazendo com que as pessoas continuem procurando os não orgânicos. Ao consumir esses alimentos com agrotóxicos é importante tomar algumas precauções como:

1) Lave bem os alimentos - Lavar a fruta em água corrente, reduz a quantidade de agrotóxicos presente na superfície do alimento.

2) Escolher as frutas da estação - Ao produzir os vegetais em sua estação ideal, facilita o crescimento da planta sem que necessite de agrotóxicos.

3) Remova a casca dos alimentos - A casca concentra a maior quantidade de agrotóxicos presente do alimento

4) Consuma de produtores menores - Produtos de feira são mais baratos e contêm menos agrotóxicos.

É importante entender que ao tomar essas precauções, os agrotóxicos não serão completamente removidos, a quantidade apenas diminuirá fazendo com que esse produto não prejudique tanto a saúde da pessoa que esta consumindo.


Referências

Agrotóxicos e comida orgânica. Disponível em:


FRANCISCO, W.C. Revolução verde. Disponível em:


Programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos (PARA). Disponível em:


PETRIN, N. Agrotóxicos. Disponível em:


CINTRA, L. Comida química. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/saude/comida-quimica/ > Acesso em 20 de agosto de 2019


O que são produtos orgânicos? Disponível em:


 
 
 

Comments


Contate-nos

Telefones:  (44) 3011-5332/31

Endereço: Universidade Estadual de Maringá

 Departamento de Química, Bloco E78, Sala 01. 

Avenida Colombo, 5790 – Zona 07, Maringá - PR

  • Facebook - círculo cinza
bottom of page